Como lidar com distúrbios do sono infantil

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Como lidar com distúrbios do sono infantil!

Nos dias de hoje podem ocorrer vários tipo de transtorno, tanto a dificuldade para dormir quanto a sonolência excessiva podem afetar as crianças de hoje. Muitos fatores podem estar contribuindo para o distúrbio do sono em crianças. Precisamos ter a consciência, de que isso, gera quanto a sonolência excessiva nestas crianças, fatores que podem ter consequências em todo o seu contexto, psicológico, físico, social, emocional e espiritual.

Distúrbios do sono infantil

Para o Ayurveda o sono é uma necessidade muito importante para o bom desenvolvimento do nosso organismo, e o corpo precisa deste momento para metabolizar nutrientes, equilibrar o Prana – o fluxo de energia vital, absorvido pela respiração, o Ojas – Imunidade, e vigor físico, e o Tejas – sua capacidade de metabolizar e digerir, não só alimentos como situações e emoções.

Sendo assim, o sono com qualidade e nos horários, e contextos apropriados, é de extrema importância para todo o desenvolvimento de uma criança, seja Bebê ou já na fase de criança e adolescência.

4895121_origNós pais devemos ter em mente que o sono da noite é extremamente importante e regenerador. Durante este sono o organismo produz substâncias de contentamento, metabolizam nutrientes, desenvolve a parte criativa do cérebro, as funções motoras, estabilidade emocional, dentre outras funções.

O horário das 18 hs às 22hs é o horário propício para se preparar para dormir, e dormir. Neste horário o corpo naturalmente entende que precisa de uma pausa para metabolizar nutrientes, emoções e impressões, e para excretar os subprodutos gerados pelas tarefas feitas durante o dia, por isso muitas vezes, temos dificuldade de concentração ou até mesmo de praticar tarefas, que exijam concentração, nestes horários.

O organismo entende que este é o horário de iniciar o processo de regeneração das células que foram utilizadas nas diversas tarefas do dia e pela manhã, excretar estas substâncias restantes através; por exemplo, da urina, da defecação, e até da produção de muco na boca.

Mas o que estamos observando é que as crianças estão sem rotina, ou sem orientação para conseguirem uma boa noite de sono. Geralmente nesse horário citado acima, as crianças estão fazendo o dever de casa, e até mesmo comendo alimentos mais pesados e difíceis de digerir.

criança sem rotina

Muitas crianças estão até mesmo em shoppings fazendo compras, ou como dizem os Pais: “passeando para desestressar”. Neste último caso, as crianças chegam em casa, ou elétricas ou apagadas, justamente pelo estresse gerado pelo excesso de estímulos que elas receberam, no horário em que o organismo, espera ansioso para descansar.

Lugar de criança não é no shopping

Estes fatores estressam o organismo, envelhecem as células, baixando a imunidade, ocasionado doenças, além de enviarem informações erradas para o cérebro, exigindo que ele criança baixa imunidadealtere o seu turno de trabalho, fazendo á noite, as funções que deveriam ser feitas, durante o dia. Os motivos para isso, muitas vezes são; a falta de tempo dos Pais, o excesso de trabalho que os deixa fadigados, e até a falta de tempo para fazer passeios ao ar livre, sob a luz do sol, com atividades prazerosas.

E O COMPUTADOR? VILÃO OU NÃO?

filhos no computador fora de hora

Ainda temos a situação em que os filhos ficam na televisão, no computador ou celular, assistindo “historinha” ou “joguinhos” chamados pela indústria de educativos”, ou assistindo programas não apropriados, para sua faixa etária. Com este cenário as crianças podem apresentar outros problemas, como por exemplo o “terror noturno” e em alguns casos síndromes graves

Terror noturno infantil

Estas coisas passam a ser uma solução, quando na verdade são, uma forma aparente, de suprir o que as crianças passam o dia inteiro esperando para receberem; o momento do afeto, da leitura de um livro, da interação em família, do sossego, da refeição feita sentados à mesa, comendo algo vivo, orgânico, ou a mamada sob uma luz baixa com um carinho no corpo e uma voz macia que acalma e nutre. Muitas desejam intuitivamente uma massagem no corpo, para informar e potencializar o tão desejado “laço de amor”.

Horário de criança dormir

Nestes horários que se prepara a criança para dormir, estas últimas informações serão muito importantes para o processo de regeneração do sistema nervoso central, e mais ainda para dar a disposição, para levantar bem para um novo dia, despertando nelas coragem, inteligência, afetividade, concentração, e até disciplina.

escolher ter um filho

A escolha de ter um filho, quando é possível de ser feita; precisa antes de tudo, ter em mente a consciência de que estas crianças precisarão de orientadores para se adaptar e aprenderem a se portar aqui neste mundo. Os Pais são estes “Agentes auxiliadores”, e precisam entender que, criança para ser saudável precisa da demanda de atenção e dedicação maior de seus Pais, sim.

Inteligencia InfantilA infância é uma fase Kapha, dentro do Ayurveda, o dosha responsável, pela oleosidade de articulações, conclusão da formação de músculos e tecidos, desenvolvimento de inteligência, desenvolvimento da afetividade e confiança em si, ocorre a maior produção de líquidos que nutrem e protegem o organismo, é quando o metabolismo está sendo educado, para ter um bom funcionamento nas fases seguintes.

É a fase da estabilidade. Esta estabilidade precisa ser cultivada com recursos como: alimentação, hábitos e rotinas saudáveis, atividades físicas apropriadas, sempre respeitando a individualidade de cada criança e cada corpo. Não existe uma receita de bolo para todas.

O PH do organismo de uma criança é extremamente alcalino, e a forma de manter isso, é mantendo suas células em potência e funcionalidade; cada vez mais resistentes, para que o seu tempo de vida útil se estenda por um tempo maior.

Fortalecer os laços

Fortalecer os laços entre aqueles que são os responsáveis por ajudá-las, na preparação para a fase adulta, as tornando pessoas mais confiantes, menos apegadas, medrosas, reprimidas, agressivas e com baixa imunidade, em todas as esferas; é a principal forma de ter uma criança feliz, saudável e de fato realizada e equilibrada, dentro dos verdadeiros conceitos de coerência que o universo espera de nós.

exercicios-fisicos-70

Algumas atividades abaixo, com a pratica constante , podem restabelecer o bem estar geral de toda a família, e ajudar na boas noites de sono regenerador. Claro, tudo isso associado á uma boa dose de paciência e Amor:

  • Alimentação orgânica, feita na hora;
  • Atividades como yoga e meditação ou simples exercícios respiratórios a noite, antes de dormir;
  • Massagens Shantala, feitas com óleos orgânicos e calmantes como o óleo essencial de lavanda;
  • Preparar o ambiente para dormir, deixando-o sempre organizado, limpo,aconchegante e com pouca luz;
  • Música;
  • Leitura infantil;
  • Aromaterapia em difusores. Aromas calmantes, refrescantes como o óleo essencial de lavanda;
  • Consumir chás morninhos de calêndula, melissa ou erva-doce. Para crianças com esta alimentação liberada;
  • As mães que amamentam, consumam chás calmantes, para que possam ser consumidos pelo Bebê, via amamentação.

Mesmo que pareça difícil, comece com o desejo e a disponibilidade sincera em seu coração. Acalme a si mesmo, pratiquem com Vocês estas orientações. Principalmente para aqueles que estão grávidos, estas informações serão educativas e mais fáceis de serem mantidas com os Bebês depois.

familia-lendoOs Pais precisam ter consciência real da importância da mudança dos seus próprios hábitos. Através do exemplo, e das vibrações que são emanadas através de vocês, os Filhos sentirão essa confiança para aceitarem as mudanças.

 

Ensinar a Gratidão e a importância das coisas, possibilitará o entendimento sobre a necessidade, de cada uma delas.

Promova saúde em você, e seu Filho colherá os frutos.

Om Shanti!

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