Como despertar o hábito da leitura em seu filho?

Tempo de leitura: 5 minutos

Como despertar o hábito da leitura em seu filho.

Um dos desafios enfrentados por pais na educação dos filhos é desenvolver nos pequenos o gosto pelos livros e despertar o hábito da leitura em seu filho. Com tantos estímulos disponíveis atualmente, nem sempre é tarefa fácil convencer as crianças de que ler pode ser uma atividade muito interessante.

Especialistas concordam que o hábito da leitura deve ser construído desde cedo, e cabe aos adultos mais próximos incentivar essa curiosidade pelas palavras. Isso é um processo lento, por isso exige paciência por parte de quem se dispõe a faze-lo. É preciso tirar os filhos da frente da televisão, dos jogos eletrônicos e computadores por um tempo para mostrar como os livros também conseguem nos transportar para novos lugares. A descoberta desse universo mágico inicia-se antes mesmo da alfabetização e acompanhará a criança por toda a vida.

Uma maneira muito eficaz para obter sucesso no gosto pela leitura, é começar contando historinhas e cantando cantigas para o bebê, quando ele ainda está na barriga da mãe.

Ler para um bebê desperta interesse pelo som e tons diferentes de voz, e a medida em que a criança vai crescendo, surge também o interesse pelas cores e figuras, diferentes formas dos bichos e personagens e os sons que cada um pode emitir. Assim quando a criança começa a aprender a ler e entra em processo de alfabetização, automaticamente adquire o gosto pela leitura.

O que é fundamental no processo de alfabetização é, lidar com a explicação utilizando sempre atividades lúdicas, para que a criança consiga assimilar de forma mais fácil em um tom de brincadeira, o que passará a ser sério para ela, que é a importância da leitura.

Motivos para incentivar as crianças a gostarem de ler

Entre os diversos benefícios da leitura para o desenvolvimento infantil, estão o estímulo da memória e da criatividade, capacidades essenciais ao progresso de várias áreas cognitivas. Os livros expandem o vocabulário de um jeito divertido, além de manter o raciocínio mais ativo.

Com as narrativas, as crianças aprendem sobre inúmeras experiências diferentes das vivenciadas por elas, o que ajuda a criar empatia com o próximo. Além disso, passa-se a compreender melhor as situações do cotidiano, temas recorrentes nas obras direcionadas aos pequenos.

Monteiro Lobato é o exemplo vivo de como lidar com situações sérias do dia a dia de uma forma totalmente lúdica.  Isso é visto por exemplos nos episódios hipnotizantes do Sítio do Pica Pau Amarelo. Quem tem acesso a essas histórias aprende a argumentar sobre qualquer assunto com opiniões bem fundamentadas.

Incentivar o hábito da leitura na criança, ajudará no seu crescimento como indivíduo na sociedade em que vive. A leitura infantil tem o dom de aguçar o interesse inclusive dos adultos que até então não tinham gosto pela leitura, quando se vêem “obrigados” a ler para os seu filhos  e netos, os livros de literatura infantil.

Na alfabetização infantil o momento mais esperado pela criançada, geralmente é a hora da história, com os livros infantis cheios de magia e encantamento , fazendo a criança viajar pelos contos de fadas, príncipes, heróis entre outros. O vocabulário divertido usado nos contos e histórias prende a atenção da criança fazendo com que ela queira mais e mais o contato com os livros.

Para as crianças maiores, ler influencia diretamente na qualidade da escrita, relação que perdura nos adultos. Para os que desenvolveram o habito pela leitura na educação infantil, é tudo mais fácil e prazeroso quando na adolescência se depara com as aulas de literatura. Isso não significa que um adolescente que antes não gostava de ler, não possa adquirir este gosto.

Comece por dar opções para o tema a ser escolhido como por exemplo o que o adolescente mais gosta de fazer, seja esporte, música, dança, jogos eletrônicos… a partir do momento que ele lê sobre o que ele gosta, desperta-se o interesse pela leitura em si, fazendo com que isto reflita em seus resultados escolares, pois quanto mais lemos, mais aprendemos, mais melhoramos!

Os Incentivos!

  • Uma das maneiras mais eficazes de se encorajar o hábito da leitura nas crianças é a partir do exemplo. Filhos de pais que demonstram entusiasmo por obras literárias e mantêm uma biblioteca tendem a reproduzir a prática.
  • Oferecer livros adequados à faixa etária, mas com estilos diferentes, é uma boa forma de apresentar os pequenos a gêneros variados de textos. Isso pode fazer com que as crianças descubram afinidades com determinados assuntos que influenciarão em escolhas feitas mais adiante.
  • Para os menores, os melhores livros são aqueles com imagens coloridas e que envolvem os sentidos.
  • Alguns recursos como sons e texturas atraem o público infantil, pois aguçam visão, audição e tato.
  • Conforme ficam maiores, é possível introduzir narrativas mais longas e complexas.

familia-lendo

Por fim, uma boa dica é transformar o momento da leitura em uma hora de convívio entre pais e filhos. Contar histórias regularmente de forma engajada faz com que as crianças relacionem os livros a bons momentos de integração familiar. Certamente, essas interações serão lembradas com carinho no futuro.

GOSTOU DESTE ARTIGO? ENTÃO NOS AJUDE A DIVULGAR ESTE CONTEÚDO COMPARTILHANDO COM SEUS AMIGOS! 

(basta clicar no ícone da rede de sua preferência, logo acima)

Ajudando a desenvolver virtudes e bons valores!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente um conteúdo de extrema importância! Que irá ajudar muito você e seu filho nos melhores momentos de suas vidas!>

Deixe seu comentário abaixo!

comentários