A criança em seu mundo de sonhos

Tempo de leitura: 4 minutos

A criança em seu mundo de sonhos.

aprendizado-ludicoA imaginação infantil é muito fértil e deve ser estimulada. Essa facilidade em acessar outras realidades é fundamental para o desenvolvimento da criatividade nas crianças e pode ser incentivada pelos pais de diversas formas. Muitas vezes, é a partir das brincadeiras e fantasias que os pequenos começam a compreender a realidade.

Sendo assim, é importante que um adulto use os momentos lúdicos das crianças para orientá-las acerca das verdades do mundo, fazendo parte da educação infantil como um todo. Uma das maneiras de como estimular a imaginação na educação infantil é usar de elementos que a criança goste, como livros de histórias infantis, contos de fada, príncipes e princesas, heróis entre outras, além de brincadeiras e desenhos animados.

Até onde a criança deve estar livre para sonhar?

Os sonhos e imaginações das crianças, nunca devem ser podados e sim incentivados. Como os conteúdos das brincadeiras influenciam a formação do caráter e da personalidade das crianças, cabe aos responsáveis guiá-las de acordo com a faixa etária. Por meio dos sonhos, frequentemente surgem questionamentos sobre vivências reais. É bastante comum que a mente infantil lide com medos, dúvidas e fantasias a partir da imaginação fértil.

Por isso, o faz de conta na educação infantil, dentro do seu limite pode ajudar a criança a lidar com eventos mais sérios, por exemplo: eventos dolorosos usualmente ganham interpretações menos tristes como uma espécie de compensação. Os adultos devem estar à disposição para responder sobre essas situações reais que são levantadas de maneira que a criança entenda. Por isso, a criatividade infantil é muito saudável desde que haja consciência da realidade e que as fantasias sejam baseadas em noções sociais bem elaboradas.

brincadeiras

A liberdade para sonhar tem vários reflexos positivos para o desenvolvimento do indivíduo. Uma criança que foi encorajada na medida certa a imaginar tende a se tornar um adulto mais criativo e confiante. Pela pouca vivência que os pequenos têm, o universo lúdico é o mecanismo que eles usam para assimilar novas experiências.

Também faz com que a criança fique mais aberta a vivências diferentes das suas, o que é ótimo para motivar a empatia. Por isso a importância da imaginação no desenvolvimento infantil.

 

 

No entanto, os pais precisam estar atentos a alguns limites para que o mundo dos sonhos não impeça que os filhos aprendam a lidar com cenários verdadeiros. Explicar para a criança, respeitando sua capacidade de entendimento, que existem conceitos que só estão presentes no imaginário é um dos papéis mais importantes de quem educa.

Ao brincar de faz de conta é possível que a criança confunda imaginações e sonhos com realidade. Ambos só irão representar um problema apenas se houver perda de contato com a realidade e indiferença com noções reais. Nesse caso, a criança pode criar até mesmo falsas lembranças e tomá-las como algo verdadeiro.

Muito cuidado nesta hora para não frustrar seu pequeno, chamando-o a realidade abruptamente e sim envolvendo em seu momento lúdico, peças reais como: é hora do lanche, seu amiguinho vai descansar enquanto vamos passear e tomar um sorvete, ou até mesmo quando já é hora das obrigações do tipo, vamos escovar os dentinhos para dormir, você e seu amiguinho precisam descansar, entre vários outros fatos que podem chamar a acriança à realidade.

Lembre-se, a imaginação e fantasia na educação infantil é muito importante, porém precisa ser administrada com cuidado.

Jiboia Eva - Personagem da coleção A Vila dos Animais
Jiboia Eva – Personagem da coleção A Vila dos Animais

As histórias infantis podem ser uma excelente ferramenta de apoio neste momento para os pais. Tratamos deste assunto na história da JIBOIA EVA,  uma simpática cobrinha muito sonhadora, que chega a sonhar acordada. Esta história faz parte da coleção “A Vila dos Animais” que conta hoje com 9 histórias inéditas, cada uma com um personagem com características diferentes e que trata um valor social de forma lúdica.

Já mostramos aqui no blog e também no E-book “23 DICAS DE COMO CONTAR HISTÓRIAS PARA SEU FILHO” as dicas para separar na cabecinha da criança a realidade da fantasia. Se você não tem ainda o e-book CLIQUE AQUI e baixe agora mesmo.

Foco, impacto e criatividade

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Deixe seu comentário abaixo!

comentários