Projeto A Vila dos Animais – Parte #1

Tempo de leitura: 3 minutos

Projeto A Vila dos Animais – Parte #1

Depois de criar as histórias, antes mesmo que os livros ficassem prontos surgiu a ideia do projeto HORA DA HISTÓRIA (depois batizado pelo nome da coleção A Vila dos Animais), onde enquanto contava as historinhas para as crianças , de dentro de uma mala (que representa A VILA DOS ANIMAIS) saiam os personagens de acordo com cada momento da história. Na ocasião foram mais de cem crianças do maternal ao 1º Ano de 3 a 7 anos, além das professoras e estagiárias.
O projeta contemplava:

  • Contar histórias;
  • Interagir com as crianças fazendo perguntas sobre os personagens e acontecimentos;
  • e ao final de cada história todos os participantes recebiam uma lembrancinha (bicho de EVA feito por mim com muito carinho do personagem principal da história do dia), que era retribuído com um beijo ou abraço sincero!

A vila dos animais

Durante todo o projeto que durou 5 semanas, tive experiências maravilhosas que levo comigo para sempre e gostaria de compartilhar com você algumas:

  • Uma professora do Jardim I me deu um feedback muito positivo de um de seus alunos (4 aninhos de idade) se mostrava introvertido, com dificuldades para se relacionar com os coleguinhas e para participar dos deveres e atividades em sala de aula…
    Assim que comecei a contar as histórias, segundo a professora já começou a perceber a mudança. Na 2ª/3ª historinha que contei, ao interagir com as crianças perguntando sobre os personagens e lugares da história contada, o aluno em questão já começou a participar levantando a mãozinha pedindo para responder. Na 5ª história mais ou menos, quando chegava a hora de interagir ele era o primeiro a levantar a mão e respondia tudo certinho. Daí em diante se tornou uma criança (um aluno) não só participativo em sala de aula, mas alegre e extrovertido com os coleguinhas… tanto que não só a professora, mas também a mãe veio me agradecer pela maravilhosa mudança causada na vida da criança através das historinhas e contos. Fiquei muito emocionada… ISSO REALMENTE NÃO TEM PREÇO!

A vila dos Animais

  • Uma pequenina aluna também do Jardim I chamada Sarah era apaixonada por mim e pelas histórias, a maioria das crianças me chamavam de Tia da História, mas a Sarah tentando me chamar de Tia Márcia, acabou me chamando de Tia Farmácia algumas vezes (risos), mas depois acabou acostumando a me chamar mesmo de Tia Márcia, onde me via corria para me abraçar e acabei me tornando amiga de sua mãe que me dizia que a Sarah todos as noites não dormia enquanto o pai não lhe contasse uma história…

Estas experiências aconteceram no Colégio Vitória COC onde meus filhos sketched-heartestudavam em 2013. Todos os dias eu recebia o carinho da criançada independente da HORA DA HISTÓRIA, pois eu buscava meu filho menor todos os dias e ao entrar na escola era sempre aquela recepção calorosa com beijos, abraços e gritos de: TIA DA HISTÓRIA, TIA DA HISTÓRIA. Quando fora de hora ou fim de semana em um lugar público eu ouvia uma pessoinha linda chamando TIA DA HISTÓRIA, era uma alegria incalculável…

A Vila dos AnimaisTer criado e executado este projeto sem pretensão nenhuma, somente com o amor, dedicação, bagagem de mãe e ter dado tão certo foi demais. Fui muito bem recompensada com os elogios e reconhecimentos de todos que direta ou indiretamente fizeram parte deste sonho… realmente não tem preço, foi emocionante e gratificante, principalmente porque meu filho Erick de 5 anos (naquela época) presenciou toda a “magia” dos contos infantis!

Veja a continuação desta trajetória, leia a parte #2 clicando aqui.

GOSTOU DESTE ARTIGO? ENTÃO NOS AJUDE A DIVULGAR ESTE CONTEÚDO COMPARTILHANDO COM SEUS AMIGOS! 

(basta clicar no ícone da rede de sua preferência, logo acima)

Ajudando a desenvolver virtudes e bons valores!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente um conteúdo de extrema importância! Que irá ajudar muito você e seu filho nos melhores momentos de suas vidas!>

Deixe seu comentário abaixo!

comentários