Mentira e Teimosia – Castigar ou Educar?

Tempo de leitura: 2 minutos

Mentira e Teimosia!

Mentira e Teimosia , castigar ou educar? Eis a questão!

A educação dos filhos é um momento importante na vida do casal e pode ser uma tarefa muito difícil, principalmente quando as coisas não acontecem conforme o planejado. Ter filhos teimosos ou mentirosos (ou as duas coisas na pior das hipóteses) é muito comum nas famílias brasileiras e mundiais. Evitar que eles se tornem teimosos ou mentirosos é uma tarefa simples, mas com a falta de tempo que muitas famílias têm de lidar, tudo fica mais difícil.

Como orientar seu filho?

Existem duas situações na hora de educar os filhos em relação à mentira e teimosia: a primeira é evitar que eles adquiram estas características. A segunda é corrigir estes problemas quando as crianças já se tornaram teimosas ou mentirosas. Acredite, tente evitar, porque corrigir é realmente muito mais difícil.

Castigar ou educar a mentira e teimosiaMuitos pais usam a punição física (e isso pode ser apenas palmadas de leve), mas esta não é a solução ideal, tampouco considerada uma solução. A punição física ou que acontece quando os pais se excedem por causa da raiva pode até funcionar no primeiro momento. O grande problema é criar um filho revoltado ou ainda mais problemático no futuro. Portanto, tente não dar palmadas, não gritar, não se mostrar nervoso ou com raiva do seu filho.

Defina um padrão e siga-o sempre. A educação dos filhos é baseada em padrões. Se você proíbe um filho de fazer alguma coisa, proíba sempre. Se a decisão final sobre ele fazer alguma coisa é do pai, é o pai quem deve sempre dar a resposta final. Mudar estes padrões pode confundir a criança e fazer com que ela se torne teimosa e birrenta para conseguir o que quer.

familia-lendo

Mantenha o diálogo sincero com seu filho. Muitos casais utilizam da mentira para tentar convencer o filho a fazer algo que é certo. O que é um grande erro, pois os filhos observam muito os pais e seguem seus exemplos. Seja o espelho para seu filho e ele terá menos chances de se tornar teimoso ou mentiroso no futuro próximo. Seu filho terá uma educação melhor e você poderá sentir orgulho dele para sempre.

sapo

Uma excelente forma de educar seu filho com relação a este tema é se aproveitar das histórias infantis para criar uma relação ou analogia entre personagem/desfecho da história e a situação real que está acontecendo e deve ser tratada no momento com seu filho. Tratamos este assunto na história do SAPO BETO, personagem da coleção A VIDA DOS ANIMAIS, onde sua insistência e teimosia lhe trouxe sérias consequências no fim da história. A tarefa dos pais neste exercício, seria algo parecido com ” Lembra-se do que aconteceu com o Sapinho quando foi teimoso?”

É muito importante saber aproveitar o momento de contar histórias para educar seu filho de forma lúdica. Você pode baixar o nosso e-book com 23 dicas de como contar histórias para seu filho clicando aqui.  E lembre-se, Educar é mais fácil que Corrigir!

Ajudando a desenvolver virtudes e bons valores!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente um conteúdo de extrema importância! Que irá ajudar muito você e seu filho nos melhores momentos de suas vidas!>

Deixe seu comentário abaixo!

comentários