Criança que dorme bem, tem melhor desenvolvimento e imunidade!

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Criança que dorme bem, tem melhor desenvolvimento e  imunidade!

 

Para o Ayurveda o sono é uma necessidade muito importante para o bom desenvolvimento do nosso organismo, e o corpo precisa deste momento para metabolizar nutrientes, equilibrar o Prana – o fluxo de energia vital, absorvido pela respiração, o Ojas – Imunidade, e vigor físico, e o Tejas – sua capacidade de metabolizar e digerir, não só alimentos como situações e emoções. Sendo assim, o sono com qualidade e nos horários, e contextos apropriados, é de extrema importância para todo o desenvolvimento de uma criança, seja Bebê ou já na fase de criança e adolescência.

Nos dias de hoje as crianças estão com muitas dificuldades para dormir. Muitos fatores podem estar contribuindo para isto. Precisamos ter a consciência, de que isso, gera nestas crianças, fatores que podem ter consequências em todo o seu contexto, psicológico, físico, social, emocional e espiritual.

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O sono da noite é extremamente importante e regenerador. Durante este sono o organismo produz substâncias de contentamento, metabolizam nutrientes, desenvolve a parte criativa do cérebro, as funções motoras, estabilidade emocional, dentre outras funções. O horário das 18hs às 22hs é o horário propício para se preparar para dormir, e dormir. Neste horário o corpo naturalmente entende que precisa de uma pausa para metabolizar nutrientes, emoções e impressões, e para excretar os subprodutos gerados pelas tarefas feitas durante o dia, por isso muitas vezes, temos dificuldade de concentração ou até mesmo de praticar tarefas, que exijam concentração, nestes horários. O organismo entende que este é o horário de iniciar o processo de regeneração das células que foram utilizadas nas diversas tarefas do dia e pela manhã, excretar estas substâncias restantes através; por exemplo, da urina, da defecação, e até da produção de muco na boca.

4895121_origMas o que estamos observando é que as crianças estão sem rotina, ou sem orientação para conseguirem uma boa noite de sono. Geralmente neste horário citado acima, as crianças estão fazendo o dever de casa, e até mesmo comendo alimentos mais pesados e difíceis de digerir.

 

bebeMuitas crianças estão até mesmo em shoppings fazendo compras, ou como dizem os Pais: “passeando” para desestressarem. Neste último caso, as crianças chegam em casa, ou elétricas ou apagadas, justamente pelo estresse gerado pelo excesso de estímulos que elas receberam, no horário em que o organismo, espera ansioso para descansar. Estes fatores estressam o organismo, envelhecem as células, baixando a imunidade, ocasionado doenças, além de enviarem informações erradas para o cérebro, exigindo que ele altere o seu turno de trabalho, fazendo á noite, as funções que deveriam ser feitas, durante o dia. Os motivos para isso, muitas vezes são; a falta de tempo dos Pais, o excesso de trabalho que os deixa fadigados, e até a falta de tempo para fazer passeios ao ar livre, sob a luz do sol, com atividades prazeirosas.

Ainda temos a situação em que os filhos ficam na televisão ou no computador, ou celular, assistindo “historinha” ou “joguinhos” chamados pela indústria de;” educativos”, ou assistindo programas não apropriados, para sua faixa etária. Estas coisas passam a ser uma solução, quando na verdade são, uma forma aparente, de suprir o que as crianças passam o dia inteiro esperando para receberem; o momento do afeto, da leitura de um livro, da interação em família, do sossego, da refeição feita sentados á mesa, comendo algo vivo, orgânico, ou a mamada sob uma luz baixa com um carinho no corpo e uma voz macia que acalma e nutre. Muitas desejam intuitivamente uma massagem no corpo, para informar e potencializar o tão desejado “laço de amor”.

relogioNestes horários que se prepara a criança para dormir, estas últimas informações serão muito importantes para o processo de regeneração do sistema nervoso central, e mais ainda para dar a disposição, para levantar bem para um novo dia, despertando nelas coragem, inteligência, afetividade, concentração, e até disciplina.

A escolha de ter um filho, quando é possível de ser feita; precisa antes de tudo, ter em mente a consciência de que estas crianças precisarão de orientadores para se adaptar e aprenderem a se portar aqui neste mundo. Os Pais são estes “Agentes auxiliadores”, e precisam entender que, criança para ser saudável precisa da demanda de atenção e dedicação maior de seus Pais, sim.

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A infância é uma fase Kapha, dentro do Ayurveda, o dosha responsável, pela oleosidade de articulações, conclusão da formação de músculos e tecidos, desenvolvimento de inteligência, desenvolvimento da afetividade e confiança em si, ocorre a maior produção de líquidos que nutrem e protegem o organismo, é quando o metabolismo está sendo educado, para ter um bom funcionamento nas fases seguintes. É a fase da estabilidade. Esta estabilidade precisa ser cultivada com recursos como; alimentação, hábitos e rotinas saudáveis, atividades físicas apropriadas, sempre respeitando a individualidade de cada criança e cada corpo. Não existe uma receita de bolo para todas.

 

O PH do organismo de uma criança é extremamente alcalino, e a forma de manter isso, é mantendo suas células em potência e funcionalidade; cada vez mais resistentes, para que o seu tempo de vida útil se estenda por um tempo maior. Fortalecer os laços entre aqueles que são os responsáveis por ajudá-las, na preparação para a fase adulta, as tornando pessoas mais confiantes, menos apegadas, medrosas, reprimidas, agressivas e com baixa imunidade, em todo o ás esferas; é a principal forma de ter uma criança feliz, saudável e de fato realizada e equilibrada, dentro dos verdadeiros conceitos de coerência que o universo espera de nós.

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Algumas atividades abaixo, com a pratica constante , podem restabelecer o bem estar geral de toda a família, e ajudar na boas noites de sono regenerador. Claro; tudo isso associado á uma boa dose de paciência e Amor.

  • Alimentação orgânica, feita na hora.
  • Atividades como yoga e meditação ou simples exercícios respiratórios a noite, antes de dormir;
  • Massagens Shantala, feitas com óleos orgânicos e calmantes como o óleo essencial de lavanda;
  • Preparar o ambiente para dormir, deixando-o sempre organizado, limpo,aconchegante e com pouca luz;
  • Música;
  • Leitura infantil;
  • Aromaterapia em difusores. Aromas calmantes, refrescantes como o óleo essencial de lavanda;
  • Consumir chás morninhos de calêndula, melissa ou erva-doce. Para crianças com esta alimentação liberada;
  • As mães que amamentam, consumam chás calmantes, para que possam ser consumidos pelo Bebê, via amamentação.

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Mesmo que pareça difícil, comece com o desejo e a disponibilidade sincera em seu coração. Acalme a si mesmo, pratiquem com Vocês estas orientações. Principalmente para aqueles que estão grávidos, estas informações serão educativas e mais fáceis de serem mantidas com os Bebês depois.

familia-lendoOs Pais precisam ter consciência real da importância da mudança dos seus próprios hábitos. Através do exemplo, e de das vibrações que são emanadas através de vocês, os Filhos sentirão esta confiança para aceitarem as mudanças.

 

Ensinar a Gratidão e a importância das coisas, possibilitará o entendimento sobre a necessidade, de cada uma delas.

Promova saúde em você, e seu Filho colherá os frutos.

Om Shanti!

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