Como mostrar aos seus filhos a importância de ajudar sem esperar nada em troca?

Tempo de leitura: 3 minutos

Ajudar ao Próximo!

Já dizia um velho ditado que muitos conhecem bem: “Educar um filho não tem manual, por isso é tão difícil”. Talvez este pensamento resuma muitas questões delicadas na hora de educar uma criança. Educar uma criança realmente não é tarefa fácil e quem tem filhos sabe muito bem. No momento de dizer “não” ou dizer “sim” geralmente há aquela dúvida de estar fazendo a coisa certa. Não adianta: educar um filho ou educar dez filhos, acaba sendo o mesmo desafio – dizem alguns especialistas, e principalmente, a grande maioria dos pais.

educar-filho-dizer-nao

O desafio maior é quando a criança começa a frequentar a escola, pois haverá outras crianças de todas as idades e classes sociais e, em algumas vezes, atitudes não tão agradáveis destas outras crianças podem acabar influenciando na educação do seu filho. A base vem de casa, do exemplo dos pais e da criação que eles dão aos seus rebentos. A função dos pais é mostrar para os seus filhos bons exemplos, mostrar que a vida pode nos presentear com muitas coisas boas, e também com momentos ruins.

sketched-heartDe todas as lições que os pais buscam passar para os seus filhos, uma em especial é fundamental: ensiná-los que devemos ajudar ao próximo e que todos são iguais, independente de etnia e classe social, por exemplo. Pequenos gestos podem fazer com que as crianças, desde pequenas, entendam que é ajudando o próximo que seremos ajudados, e que sempre – em muitos momentos da nossa vida – iremos precisar da ajuda de alguém.

Pequenos gestos estes que podem ser: estimular a criança a dividir uma bolacha com o colega da escola, fazer doações de brinquedos que ele não usa mais, estimular a doação de roupas para crianças que possuem menos que o seu filho, mostrar que ele poderá ajudar um colega ou um amigo em uma matéria da escola que ele tenha mais facilidade. Crescendo com estes valores, muito possivelmente a criança irá adotá-la na sua vida adulta, tornando-se um adulto de bem, sempre disposto – no que estiver ao seu alcance, claro – a estender a mão para o próximo. Os exemplos dentro de casa são essenciais para a construção do caráter de uma criança.

O frio está se aproximando e as campanhas para fazer doações para o próximo inverno estão acontecendo? Mostre para a criança, chame o seu filho para ajudar você a separar as roupas quentinhas que você não usa mais para doar para pessoas que precisam também. Ele se sentirá motivado a fazer o mesmo. Os exemplos e os diálogos são fundamentais, mas há também aqueles livrinhos de literatura infantil que ajudam a disseminar esta consciência nas crianças e ainda, de quebra, ajudam a estimular o gosto pela leitura.

campanha-agasalho

Neste tipo de leitura, a linguagem é voltada para a idade de cada criança e há historinhas que, entre outros assuntos, podem ser grandes aliadas na busca para este ensinamento. Outra vantagem é que as escolas vêm se preparando para debater outros temas que não sejam apenas os pedagógicos. Mostrar ao seu filho a importância de ajudar o próximo talvez seja um dos maiores ensinamentos e heranças que você poderá transmitir.

 

Ajudando a desenvolver virtudes e bons valores!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente um conteúdo de extrema importância! Que irá ajudar muito você e seu filho nos melhores momentos de suas vidas!>

Deixe seu comentário abaixo!

comentários