Como despertar o hábito de leitura em seu filho?

Tempo de leitura: 2 minutos

Como despertar o hábito de leitura em seu filho.

Um dos desafios enfrentados por pais na educação dos filhos é desenvolver nos pequenos o gosto pelos livros e despertar o hábito de leitura em seu filho. Com tantos estímulos disponíveis atualmente, nem sempre é tarefa fácil convencer as bebe-lendocrianças de que ler pode ser uma atividade muito interessante. Especialistas concordam que o hábito da leitura deve ser construído desde cedo, e cabe aos adultos mais próximos incentivar essa curiosidade pelas palavras. É preciso tirar os filhos da frente da televisão, dos jogos eletrônicos e computadores por um tempo para mostrar como os livros também conseguem nos transportar para novos lugares. A descoberta desse universo mágico inicia-se antes mesmo da alfabetização e acompanhará a criança por toda a vida.

Motivos para incentivar as crianças a gostarem de ler

saw saw 014Entre os diversos benefícios de leitura para o desenvolvimento infantil estão o estímulo da memória e da criatividade, capacidades essenciais ao progresso de várias áreas cognitivas. Os livros ampliam o vocabulário de um jeito divertido, além de manter o raciocínio mais ativo. Com as narrativas, as crianças aprendem sobre inúmeras experiências diferentes das vivenciadas por elas, o que ajuda a criar empatia com o próximo. Além disso, passa-se a compreender melhor as situações do cotidiano, temas recorrentes nas obras direcionadas aos pequenos. Quem tem acesso a essas histórias aprende a argumentar sobre qualquer assunto com opiniões bem fundamentadas. Para as crianças maiores, ler influencia diretamente na qualidade da escrita, relação que perdura nos adultos.

 

Os Incentivos!

  • Uma das maneiras mais eficazes de se encorajar o hábito da leitura nas crianças é a partir do exemplo. Filhos de pais que demonstram entusiasmo por obras literárias e mantêm uma biblioteca tendem a reproduzir a prática.
  • Oferecer livros adequados à faixa etária, mas com estilos diferentes, é uma boa forma de apresentar os pequenos a gêneros variados de textos. Isso pode fazer com que as crianças descubram afinidades com determinados assuntos que influenciarão em escolhas feitas mais adiante.
  • Para os menores, os melhores livros são aqueles com imagens coloridas e que envolvem os sentidos.
  • Alguns recursos como sons e texturas atraem o público infantil, pois aguçam visão, audição e tato.
  • Conforme ficam maiores, é possível introduzir narrativas mais longas e complexas.

familia-lendo

Por fim, uma boa dica é transformar o momento da leitura em uma hora de convívio entre pais e filhos. Contar histórias regularmente de forma engajada faz com que as crianças relacionem os livros a bons momentos de integração familiar. Certamente, essas interações serão lembradas com carinho no futuro.

GOSTOU DESTE ARTIGO? ENTÃO NOS AJUDE A DIVULGAR ESTE CONTEÚDO COMPARTILHANDO COM SEUS AMIGOS! 

(basta clicar no ícone da rede de sua preferência, logo acima)

Ajudando a desenvolver virtudes e bons valores!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente um conteúdo de extrema importância! Que irá ajudar muito você e seu filho nos melhores momentos de suas vidas!>

Deixe seu comentário abaixo!

comentários